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A Software House PMR foi criada em 1981 com sede em Lisboa e é a nossa parceira no software de Gesão Administrativa das empresas.
Ao longo da sua existência tem desenvolvido um conjunto de Produtos orientados para Gestão Administrativa das empresas na área dos micro e minicomputadores, sendo fornecedora exclusiva de programas para algumas marcas conceituadas de computadores em Portugal, Angola e Moçambique.
Toda a programação foi desenvolvida em Cobol para sistemas operativos WINDOWS, LINUX e UNIX, nas seguintes linguagens:
PMR - FACTURAÇÃO
Esta aplicação permite o   tratamento entre datas podendo manter-se em aberto vários meses   independentemente do ano.

Tipos de   Documentos: Guias de Remessa,  Vendas Crédito,  Vendas Dinheiro,   Notas Débito, Vendas Crédito (Devolução), Vendas Dinheiro   (Devolução),  Notas Crédito.

Tratamento de Movimentos:
  • Facturas,   Dev.V.Dinheiro, Notas de Crédito, Notas de Débito, Recibos e   Resumo de Facturas. Possibilidade do utilizador elaborar desenho   de impressos de Guias de Remessa, Facturas, Vendas a Dinheiro,   Dev.
  • Emissão em diferido   ou imediata de Guias de Remessa.
  • Emissão em diferido   ou imediata de Facturas, Vendas a Dinheiro e Notas de Crédito.
  • Possibilidade de   emissão de Facturas ou Vendas a Dinheiro para clientes pontuais   (não definidos previamente no Ficheiro de Entidades).
  • Criação de Artigos,   Clientes, Vendedores e outros tipos de códigos auxiliares no   acto da digitação de movimentos para facturação.
  • Visualização do   Ficheiro de Produtos e Clientes quando em digitação de   movimentos para facturação.
  • Hipótese de   contrariar todos os dados respeitantes à Factura, provenientes   de características dos ficheiros de Clientes e Produtos, no acto   da criação de movimentos.
  • Possibilidade de   facturar artigos com taras, com existência de conta corrente,   das taras em clientes.
  • Opção de emissão de   facturas com IVA incluído no preço do artigo.
  • Matriz de descontos   Cliente / Artigo passível de alteração no acto da digitação de   movimentos.
  • Matriz de comissões   Vendedor / Artigo passível de alteração no acto da digitação de   movimentos.
  • Emissão automática de   Facturas a partir de Guias de Remessa com opção de uma Factura   por Guia ou pela totalidade das Guias de Remessa referentes ao   mesmo Cliente.

Listagens
  • Emissão de Resumo de   Facturas entre datas a pedido.
  • Emissão de Recibos.
  • Emissão de Diários de   Vendas.
  • Emissão de Mapa de   Comissões de Vendedores.
  • Análise de Vendas   entre datas, com opções de selecção por Armazém, Vendedor,   Entidade e Produto.
  • Estatísticas de   Vendas por Vendedor, Cliente, Artigo ou Família de Artigos,   mensais e anuais.
 
Outros   Procedimentos:
  • Actualização em   diferido ou imediata das existências de artigos, e conta   corrente de clientes.Por opção criação de   Ficheiros de Arquivo por meses de documentos para posterior   análise estatística, Emissão de Documentos, Diário de Vendas,   Recibos, Análise de Vendas e Resumo de Facturas.
  • Ligação automática ao   Package "PMR-Stocks", "PMR-Contabilidade" e "PMR-Tesouraria".
  • Emissão e Eliminação   de Documentos Anulados.
  • Eliminação de   Documentos já liquidados nas Comissões dos Vendedores.
  • Importação /   Exportação de Ficheiros
PMR - STOCKS
Esta aplicação permite   o tratamento de dados entre datas, podendo manter-se em aberto   vários meses independentemente do ano.

Tipos de Documentos: Acertos de Inventário, Compras - Entradas,   Compras - Saídas , Produção -Entradas, Produção - Saídas,   Transferências, Boletim Transformação, Vendas - Facturas, Vendas   -Devoluções, Requisições - Saídas, Requisições - Devoluções
Tratamento de   Movimentos:
  • Criação ou   visualização de Artigos, Clientes, Vendedores e outros tipos de   códigos auxiliares no acto da digitação de movimentos de Stocks.
  • Emissão em diferido   ou imediata de Documentos de todos os movimentos de Stocks com   possibilidade do utilizador elaborar o desenho do impresso.
  • Geração automática   de movimentos de Obras, a partir da recolha da Requisição de   Artigos ao armazém.
  • Listagens de   diários dos movimentos recolhidos

Listagens:
  • Listagens de   movimentos entre datas por Entidade e por Família de Artigo.
  • Balancete de   Armazém entre datas em Valores e Quantidades ou só cada um dos   elementos, de periodicidade mensal.
  • Extractos de   Artigos entre limites de datas, Código e Armazém, na totalidade,   só para artigos com movimentos no período, ou com existências.
  • Mapa de Custos de   Vendas entre datas, com opções de selecção por Armazém,   Vendedor, Entidade e Produto.
  • Mapas de   Existências, com possibilidade de análise à data do último Fecho   de Stocks, à data actual, ou a uma data escolhida pelo   utilizador, podendo ainda ser seleccionada a Valorização ao   Preço Médio ou ao de Última Compra, de todos os Artigos ou só   com Existências, com Totais por Família e ainda, com   parametrização por Artigo e por Família.
  • Mapa de Rotura de   Stocks, (tomando em conta as quantidades encomendadas aos   fornecedores e necessárias para satisfazer as encomendas de   clientes).
  • Mapas Valorizados   de Stocks entre datas, com opção de selecção por Tipo de   Movimento, Armazém, Documento Entidade, Linha, família e   Produto.

Outros   Procedimentos:
    
  • Limpeza ou   Correcção de Existências ou Preços Anteriores.
  • Possibilidade de   Correcção ao Histórico e Reconstrução de Existências e Valores,   com limites por mês, Família e Produto.
   
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PMR - CONTABILIDADE
Esta aplicação tem como núcleo fundamental o módulo de Contabilidade Geral e como módulos opcionais a Contabilidade Industrial e Controlo Orçamental.

A Contabilidade Geral admite o tratamento segundo qualquer Plano de Contas
específico, para além do POC. Pode ainda ser feito um Tratamento Analítico, entendendo-se os Centros de Custo como desdobramento das contas de custos e proveitos.

Dos lançamentos efectuados na Geral, com a classificação do C. Custo, podem depois obter-se e Extractos por C. Custo/Conta por uma operação de ordenação.

Funcionando com ligação aos módulos de Gestão de Pessoal, Vendas/Facturação, Imobilizado, Tesouraria, e Stocks, recebe deles todos os movimentos contabilísticos, não sendo necessário efectuar qualquer lançamento manual.

Porque os Clientes/Fornecedores e Centros de Custo estão em ficheiros separados, o Plano de Contas e as Tabelas podem ser copiados para outra empresa.

Configuração:

Rotina:

  • Definição da Estrutura do Plano de Contas por classe, podendo ir até um Máximo de 10 dígitos e 9 graus.
  • Definição do número de dígitos de Terceiros (de 1 a 9 dígitos) e C. Custo (de 0 a 9 dígitos), podendo ainda para estes últimos definir a respectiva estrutura.
  • Controlo da entrada nos movimentos (Diários) por períodos.
  • Possibilidade de o Ano de Exercício ser diferente do Ano Civil (por exemplo para as empresas Multinacionais).
  • Definição dos Diários para Lançamentos Automáticos.
  • Apuramento do I.V.A.
  • Abertura.
  • Fecho do Ano.
  • Definição do Regime do I.V.A.
  • Mensal ou Trimestral.
  • Identificação do Representante Legal da empresa, TOC e ROC, através do N.I.F..

Recolha:

  • Reflexão das Contas de Ordem (Classe 0) na Contabilidade Geral.
  • Controlo de Total de Documentos Errados.
  • Finalização Automática do Documento.
  • Opção de Aviso Sonoro no Final do Documento.
  • Só um Operador por Diário.
  • Recolhe Datas diferentes por Documento ou só para a Data de Processamento.
  • Opção de Recolher Moeda/Câmbio por Documento ou só para a mesma Moeda/Câmbio.
  • Repetir o Descritivo da Linha Anterior.
  • Repetir a Conta da Linha Anterior.
  • Controlo do Ficheiro de Entidades (Terceiros).
  • Aceita Terceiro Diferente do habitual (exemplo: da conta 211 para a 221 e vice-versa).
  • Aceita Terceiro Diferente, mas avisa o Operador desta situação.
  • Não Aceita Terceiro Diferente.
  • Abre Ficha do Bem no Imobilizado (se instalado).
  • Visualização dos Movimentos de Ligação à Tesouraria (se instalada).
  • Indicação da Conta de Arredondamento do Câmbio para a Contabilidade Geral.
  • Indicação da Conta de Arredondamento do Câmbio para a Contabilidade Analítica.

Ficheiros

Tabelas

  • Centros de Custo
  • Definição dos Diários com ou sem Reflexão para a Analítica e com numeração de documentos Anual ou por Período.
  • Definição dos Descritivos de Movimentos de digitação livre, das contas a movimentar com ou sem Tratamento de IVA e com ou sem Ligação à Tesouraria. Considera ou não os movimentos para os Mapas Recapitulativos.
  • Controlo I.V.A. Transcrição dos Códigos da Declaração Periódica e Anual (Anexo L) com indicação das Contas de IVA a movimentar.
  • Contas com Reflexão. Definição das Contas com Reflexão, podendo esta ser repartida por várias contas com indicação da respectiva percentagem (só para Analítica, podendo usar o sistema Monista ou o sistema Dualista).
  • Regularizações. Tratamento Automático com base numa Tabela onde estão definidas as diversas Operações e respectivas Contas envolvidas.

Plano de Contas

  • Preenchimento das Contas Agrupadoras e de Movimento de acordo com a Estrutura de cada classe definida na Configuração da Rotina, podendo, contudo, alterar a Estrutura em cada Conta do 1.o Grau.
  • Indicação nas Contas do Plano como normalmente Devedoras ou Credoras, para que o operador seja alertado em lançamentos onde não se verifique esse facto.
  • No caso de Contas de Entidade, Código "E", pode indicar-se ainda se é de Clientes "C" ou Fornecedores "F", para efeitos de Ligação à Tesouraria.
  • Identificação das Contas em termos de IVA (Mercado Nacional, Comunidade Europeia ou Exterior UE).
  • Indicação de qual o tipo de Extracto pretendido, Individual "I" ou Único "U", para Contas de Entidade.
  • Listagem do P.O.C. com limites por Contas e Tipos de Contas.
  • Consulta dos Valores movimentados para cada Conta nos diferentes Períodos, incluindo os Saldos Iniciais (Período 00) as Regularizações (Período 13) e o Apuramento dos Resultados (Período 14 e 15).
  • Exportação do Plano de Contas.
  • Exportação de Valores, com paramétricas por Contas.

Valores do Plano de Contas

  • Consulta dos Valores do Plano de Contas, por Períodos (de 00 a 15), a Débito, a Crédito, Saldo do Período, Saldo Actual e respectivos Totais.

Valores do Orçamento

  • Introdução do Orçamento Anual/Mensal (Períodos de 01 a 12) por Contas/C. Custo.

Entidades

  • Tratamento do Ficheiro de Terceiros (Entidades) que é comum a todas as Rotinas.
  • Emissão de Etiquetas para correspondência e Listagens de Clientes, Fornecedores e Terceiros com Nome, Morada, Telefone e Número de Contribuinte.

Processamento

Movimentos

  • Lançamentos em 999 Diários, podendo ter Reflexão Automática em Diário da Contabilidade Analítica (se instalada), estando sempre presente qual o Número do último documento lançado em cada Diário.
  • Cada Documento poder ter vários lançamentos a Débito e vários a Crédito, até um máximo de 999 linhas.
  • Recolha de Movimentos, feita com as habituais validações e a actualização imediata de todas as Contas, que podem ser finalizados automaticamente se assim for definido na Configuração da Recolha.
  • Ao utilizar os Movimentos Automáticos basta digitar o Tipo de Movimento e o Valor do Documento para que todos os outros movimentos sejam fectuados, inclusive o IVA, podendo contudo alterar os valores.
  • Cálculo e Lançamento Automático dos Valores do IVA à vista ou incluído o Total do Documento.
  • Lançamento Automático de Documentos com percentagem de IVA não dedutível, sendo o programa a extrair a percentagem considerada (Gasóleo).
  • Lançamento de Documentos por Lotes, somando o valor dos documentos até ser indicado pelo Operador a Finalização do Lote.
  • Permite Finalização de Documentos com Débito diferente do Crédito, sendo mais tarde, o programa a detectar os Documentos Errados, ou os lançamentos em Contas Anuladas.
  • Abrir, Consultar ou Alterar as Tabelas de Diários, a Tabela de Lançamentos e Descritivos Automáticos, o Plano de Contas, os Centros de Custo, as Entidades (Clientes, Fornecedores, etc.) durante os lançamentos.
  • Visualizar Extracto da Conta a partir de um Período a indicar, durante a Recolha de Movimentos.
  • Ter sempre presente no ecrã de Recolha o valor do Saldo da Conta antes do lançamento actual e depois deste, os Totais do Documento a Débito e a Crédito e ainda o Saldo do Documento.
  • Aceitar Movimentos para o Ano em Curso ou para Anos Seguintes, podendo ainda mudar o Ano em Curso.
  • Dependendo unicamente do espaço livre em disco, há a possibilidade de manter, Consultar ou Listar, os Ficheiros de Anos Anteriores e Extractos de todos os anos.

Diários

  • Possibilidade de Visualizar ou Imprimir os Lançamentos por limites de Diário e Períodos.
  • Consulta ou Listagem de Diários dos Documentos lançados, ordenados por Documento ou por Conta, completos, só com os Totais dos Documentos, só com os Totais dos Diários ou só dos Documentos Errados.
  • Listagem (outras listagens)
  • Impressão dos Movimentos por Contas, Descritivos ou Moeda da Recolha, com limites por Período, Conta e Data, em Detalhe ou apenas com Totais.
  • Pesquisa de Movimentos
  • Possibilidade de definir vários critérios entre limites para Pesquisa de Movimentos. É possível por exemplo localizar o Movimento com um Determinado valor.
  • Movimentos automáticos
  • Se existirem operações periódicas podem através desta opção lançar Movimentos Automáticos (caso de avenças).
  • Emissão de Documentos (Diários)
  • Impressos configuráveis.

Análises

  • Extractos. Possibilidade de Imprimir ou Consultar Extractos, em qualquer altura do ano, com referência a um dado Período, ou Períodos a indicar e com limites, podendo os de Clientes e Fornecedores editar a morada.
  • Exportação para documento em HTML.
  • Razão Analítico.
  • Listagem Geral ou Parcial do Plano em que para cada Conta de Movimento consta: Linha de
  • Totais Anteriores com Acumulativos a Débito/Crédito e Saldos correspondentes aos Períodos pedidos.
  • Linhas de Movimentos do Mês com indicação de Diário, Número de Documento, Histórico, Data e Valor.
  • Linha de Totais Actuais com Acumulativos a Débito/Crédito e Saldo Devedor ou Credor.
  • Balancetes. Todos os Balancetes podem ser exportados para documento HTML ou EXCEL.
  • Podem obter-se vários níveis de Balancetes conforme escolha em menu próprio.
  • Balancetes de 1.o Grau ou 1.o/2.o Grau.
  • Balancete Geral Analítico, podendo optar-se por listar só Contas POC ou incluir também Contas de Terceiros e/ou C. Custo.
  • Balancetes de Terceiros Conta/Entidade ou Entidade/Conta
  • Com ordenação Numérica ou por Nome.
  • Balancetes por Centros de Custo
  • Imputação por Centros de Custo. Espécie de Balancete Analítico dando para cada Centro de Custo todas as Contas com Valores movimentados no Mês e Acumulado.
  • Exportação para Ficheiro de Texto (ASCII).
  • Extractos por Centros de Custo. Considera apenas os movimentos feitos para as contas com Centros de Custo que são ordenados por Centro de Custo/Conta. Trata-se de um desenvolvimento do mapa anterior.
  • Mapa de Exploração. Emite a análise Mês a Mês e Acumulada do Resultado como encontro entre as Contas de Razão das classes 6 e 7.
  • Exportação para documento em HTML.
  • Controlo Orçamental. Mapa por Níveis de Centros de Custo Gerais ou agrupados, com Valores Reais de todas as Contas ou só Contas orçamentadas. Por período (de 01 a 12) com limites por Centros de Custo e Contas.Opção de Contas Agrupadoras, mudança de folha por centro de Custo e Valores em Milhares.
  • Disponibilidades. Para informação dos Saldos Disponíveis nas Contas Financeiras que serão definidas pelo utilizador.
  • Mapa Resumo Disponibilidades (Caixa e Bancos) com recolha até 50 Contas com limites de Período/Data. E impresso Saldo Anterior/Entradas (Débitos) /Saídas (Créditos) /Saldo.
  • Análise Comparativa. Dá a possibilidade de impressão das Contas e sua Designação ou apenas a designação, de excluir Linhas cujo Valor das Contas seja zero e ainda a indicação do Períodos para 3 anos diferentes a considerar para o Mapa.

Mapas Fiscais

  • Mapa para Selados. Possibilidade de Identificação das Folhas com os dados da Empresa, para apresentação nas Finanças para selagem prévia e posterior obtenção dos Selados.
  • Listagem das Contas do Razão com a seguinte informação: Valores Anteriores - Valores do Mês - Saldos Actuais (Devedor e Credor).
  • Identificação das Folhas. Esta opção permite imprimir um conjunto de folhas soltas, em papel branco, com os dados da Empresa necessários à sua apresentação nas Finanças, para selagem prévia e posterior obtenção dos selados. Substituem os selados preenchidos manualmente.
  • Emissão. Mapa para Selados, que permite a Impressão em Papel Branco num formato próximo ao do Livro Oficial ou nas Folhas previamente seladas.
  • Tratamento do I.V.A. Lançamentos automáticos do Apuramento Mensal ou Trimestral do I.V.A.
  • Imprime directamente os diversos Modelos bem como os Mapas Recapitulativos.
  • Apuramento. Esta operação destina-se a criar automaticamente os Lançamentos de Apuramento podendo conforme os limites, ser feita em relação a um  mês ou a um trimestre.
  • Declaração Periódica. Permite a impressão no Modelo Oficial ou em Papel Branco no formato do Modelo (Modelos A, B, C, R e I). Relações para pedidos de Reembolso. Permite, também, a elaboração de um Mapa de Conferência Resumido ou Detalhado.
  • Declaração Anual. Emissão da Declaração Anual (Anexos: A, D, F, H, I, J ou Modelo 10, L, M, N, O, P e Q), em Papel Branco ou no Modelo Oficial. Validação e entrega da declaração electrónica, através de botões de acesso rápido. Permite, também, a elaboração de um Mapa de Conferência Resumido ou Detalhado.
  • Mapas Recapitulativos. Indicação do limite em Escudos ou em Euros a considerar para a emissão dos referidos Mapas.
  • Elaboração dos mapas a partir da análise do Extracto de Clientes e Fornecedores, seleccionando os Movimentos que interessam aos Mapas, com indicação dos Diários a incluir ou excluir e eventualmente os Descritivos dos Lançamentos. Com esses movimentos é criado um Ficheiro Auxiliar, que pode ser Visualizado, Corrigido ou Aumentado, até corresponder à situação a declarar. O Ficheiro Auxiliar referido, contém todos os Movimentos dentro dos Parâmetros indicados, independentemente dos Valores Totais atingirem ou não o Limite indicado. Pode acontecer que uma dada Entidade não atinja aquela importância na Conta de Vendas a Crédito, mas depois de acrescentar valores de Vendas a Dinheiro, apurados manualmente, ela passe a estar abrangida.
  • Criação do Ficheiro do IVA para enviar directamente para DCGI.
  • Listagem de Conferência com os elementos do Ficheiro Auxiliar constituído e ordenado por número de Contribuinte. Pode ser Visualizada.
  • Interessa como demonstração dos Valores Declarados.
  • Alterações. Neste ecrã são Visualizados os Movimentos seleccionados para o Ficheiro Auxiliar, permitindo a sua Correcção, Eliminação ou Aumento de Valores que estavam por exemplo: em "Contas Saco", como Vendas a Dinheiro.
  • Emissão do Mapa. Num formato próximo do Modelo Oficial, considerando agora, só as Entidades que ultrapassem o Limite indicado.
  • Carta para as Entidades. Possibilidade de emitir Cartas para as Entidades envolvidas, dando conhecimento dos Valores a Declarar, podendo dar origem a rectificações.
  • Ligação à Declaração Anual. Para emissão em Papel Branco ou no Modelo Oficial dos Anexos O e P.
  • Relação de Fornecedores. Impressão de uma Listagem dos Movimentos de Fornecedores para efeitos de I.V.A..
  • Mapas Fim de Ano. Definições feitas pelo utilizador, com base no Plano de Contas, tendo para esse efeito 99 Mapas de Balanço e 99 Demonstração de Resultados, podendo ainda em cada Mapa definir até 899 linhas para impressão e 100 para SubTabelas auxiliares de Contas cujo resultado pode ser impresso numa linha.
  • São fornecidos como exemplo duas versões de cada mapa, que devem ser analisados para adaptação ao P.O.C..
  • Demonstração de Resultados - Balanço.Através da consulta ao Plano de Contas preenche nas linhas os Valores respectivos.
  • Emissão do Mapa. Balanço e Demonstração de Resultados, conforme art. 3.o do D. Lei N.o 410/89, com análise de Valores do Ano -1.
  • Passagem de Valores para Ano-1. Passagem dos Valores do Ano corrente para Valores do Ano-1.
  • Passagem para outra Empresa/Mapa: Permite passar os Mapas existentes para outra Empresa, ou dentro da mesma Empresa para outro Código de Mapa.
  • Importação de Mapas Standard. Faz a Importação do Ficheiro Standard que é cedido pela P.M.R. e que pode ser adaptado ao Plano de Contas de cada  utilizador.
  • Dec. Rendimento Mod. 22. Para dar cumprimento aos novos modelos publicados no D.R. N.o 7 de 10/1/2000 e rectificados no D.R. N.o 20 de 25/1/2000, que são exigidos na prestação de contas para cada exercício.
  • Automatizar o preenchimento de alguns campos através de uma Tabela auxiliar.
  • Mapa do Modelo 22
  • Suporte Magnético.
  • Fluxos de Caixa. Mapa que vai tratar as Contas da Classe 1 (11 a 19) que estão classificadas como Tipo Centros de Custo utilizando os Centros de Custo de 1101 a 3299.
  • Declaração Anual. Com a designação Declaração Anual, são prestadas todas as informações Contabilísticas e Fiscais respeitantes a IRC, IRS e IVA. De todos os Anexos possíveis a PMR disponibiliza aqueles que entende virem a ser necessários ao universo dos seus utilizadores, sendo os seguintes: Anexos A, D, F, G, I, J, L, M, N, O e P.
  • Preenchimento. Para introdução de todos os dados da Declaração que não podem estar definidos de forma automática.
  • Mapa da Declaração Anual
  • Suporte Magnético da Declaração Anual. Sendo considerados para o Ficheiro criado apenas os Anexos que estejam assinalados na Folha de Rosto e que deve identificar-se de acordo com as instruções.
  • Anexo ao Balanço/Demonstração de Resultados. Criado um novo Mapa que a partir de uma Tabela auxiliar com as definições das Contas vai preencher automaticamente os Quadros do respectivo Documento.
  • Também pode criar Textos para os diversos Pontos, dando origem a um Documento impresso pelo WINWORD.

Fecho do Ano

  • Apuramento do Custo de Vendas. Onde se saldam as Contas de Compras por contrapartida das Contas de Custo das Mercadorias Vendidas. Pode ainda utilizar-se esta opção para qualquer outro grupo de contas a indicar. Nos tratamentos do Fecho do Ano é possível utilizar opção de Regularizações, onde através de uma Tabela Auxiliar, se podem automatizar as sucessivas Operações a efectuar antes do Apuramento, constituindo normalmente o Período.
  • Regularizações. Nos tratamentos do Fecho do Ano, a Transferência de Saldos, em que tinha de digitar Conta a Conta, é substituída por um ponto de Regularizações, onde através de uma tabela auxiliar, se podem automatizar as sucessivas operações a efectuar antes do Apuramento, constituindo normalmente o Período 13.
  • Apuramento de Resultados. Está dividido em 3 fases que podem efectuar-se em simultâneo ou separadamente (Apuramento das Classes 6/7 e Apuramento da Classe 8).
  • Saldos para Ano Seguinte. Nesta operação é efectuada a limpeza dos valores das Classes 6, 7, 8 e 9 e Transferência dos Saldos até 31 de Dezembro das restantes contas para Saldo Inicial do novo ano.

Utilitários

  • Ficheiros Procedimentos vários relacionados com os Ficheiros da Rotina.
  • Cópias de Segurança. Operação para executar a Segurança dos Ficheiros de Contabilidade de uma determinada Empresa, para um Suporte Interno ou Externo, conforme Configuração definida pelo Utilizador.
  • Reorganização. Esta operação permite solucionar alguns Erros de Ficheiros provocados por falhas de corrente, interrupção anormal do trabalho, ou outras situações anómalas.
  • Eliminação. Permite a Limpeza do conteúdo dos Ficheiros escolhidos ou proceder à Abertura dos mesmos porém vazios.
  • Optimização. Esta operação só deve ser feita após se ter verificado um grande número de Correcções/Anulações optimizando o espaço em disco e o tempo de acesso.
  • Importação. Permite fazer ligação com outras aplicações ou troca de Movimentos entre dois locais de trabalho, isto é, entre dois utilizadores PMR ou de outra Aplicação não PMR.
  • Exportação. Idêntico ao ponto anterior para os Ficheiros seguintes: Movimentos, Plano de Contas, Valores.
  • Alteração Selectiva. Permite alterar sucessivamente um ou mais campos seleccionados por limites.
  • Plano de Contas. Reformulação do Plano de Contas. Nesta opção é permitida a Anulação de Contas entre limites, mesmo com Valores, ou a Passagem total ou parcial do Plano para outra Empresa.
  • Anulação /Alteração de Movimentos. Anulação/Correcção de Movimentos entre limites, podendo por exemplo Alterar todos os Movimentos duma conta para outra ou todos de um mês para outro.
  • Validação de Movimentos (Histórico). Esta operação valida os movimentos com o Plano de Contas, dando indicação no caso de existirem movimentos para Contas não abertas ou Agrupadoras.
  • Reconstrução Ficheiro de Valores. Reconstrução do Ficheiro de Valores de todos os Períodos para todas as Contas de acordo com os limites indicados.
  • Consolidação de Empresas. Permite a obtenção de uma empresa onde os valores associados a cada conta, são resultado da soma de duas ou mais empresas.
  • Passagem de Ficheiros para o Ano Seguinte. Possibilidade de transferir Ficheiros de Tabelas e do Plano de Contas para o ano seguinte, permitindo assim iniciar o trabalho num novo ano sem fechar o anterior.
  • Passagem de Tabelas para outra Empresa. Alterada uma Tabela numa Empresa pode ser copiada para outras empresas que também a pretendam utilizar.

PMR - GESTÃO DE ATIVOS
Esta aplicação destina-se, a satisfazer as exigências fiscais no tratamento e obtenção de Mapas do Activo, a gerar automaticamente a movimentação contabilística correspondente e produzir ainda outro tipo de informação na óptica de Gestão do Património.

Foi desenvolvida tendo por base o novo regime legal, imposto pelos Decretos Regulamentares N.o 2/90 e 25/09, mas trata também os bens que continuam abrangidos pelas Portarias anteriores.

Tem por base a criação de um Ficheiro de Cadastro dos Activos, codificados com auxílio de diversas Tabelas e que mantém os dados históricos de cada Processamento Anual.

Na abertura da Ficha do Bem calcula automaticamente as Depreciações Anuais, até ao final da vida útil do Bem, com Ligação Mensal ou Anual à Contabilidade Geral e emite no fim do ano os Mapas Fiscais segundo os Modelos Oficiais (também em formato HTML), com limites que permitem a obtenção de análises até determinado Período.

Permite igualmente o Cálculo Automático das Reavaliações, em função
duma Tabela de Coeficientes de Desvalorização e emite os Mapas Fiscais
que são exigidos para os Bens Reavaliados.

Listagens parametrizadas, podendo, nesta opção, o utilizador criar os seus próprios Mapas.

Configuração

- Rotina-
Definição dos dados da Empresa e de algumas opções que condicionam o processamento, nomeadamente o tipo de Processamento Annual ou por Duodécimos; o Valor Limite que obriga a Amortização Completa em Tabela; o Valor Limite para custo (Viaturas Ligeiras) em Tabela; no caso de trabalhar com Processamento Annual, se no Mês de Início de Utilização, é imputado o Valor da Amortização desde o Mês 01; e indicar para os Bens com valor que permite Amortização completa, se pretende imputar os 100% no Mês de Aquisição ou dividir esse valor pelos meses restantes até ao final do Ano.

Ficheiros

- Tabelas Fiscais -

  • Títulos Tab./Div./Grupo
Definição de Títulos e Subtítulos.
  • Taxas por Códigos Decreto N.o 2/90
Definição de Taxas conforme Decreto ou Portarias.
As alterações oficiais às Taxas do Decreto e Portaria obrigam à introdução do Ano de Exercício a partir do qual a Taxa foi actualizada.
  • Decretos de Reavaliação
Codificação de cada Decreto utilizado em processamento de Reavaliações.
  • Coeficiente de Desvalorização
Definição de Coeficientes de Desvalorização a aplicar em Reavaliações e Mais ou Menos-Valias

-Activo-

  • Localização
Definição da Localização física dos Bens.
  • Responsabilidades
Definição das pessoas ou cargos que podem ser responsabilizados pelos Bens à sua guarda.
  • Entidades/Obras
Codificação de Fornecedores/Obras ou Entidades a quem comprou ou vendeu activo.
  • Centros de Custo
Codificação dos Centros de Custo para lançamento contabilístico das Amortizações.
  • Contas para Ligação
Definição das contas envolvidas na movimentação contabilística do Activo.

  • Observações/Restrições
Codificação dos motivos de Abate e Observações.

- Ficheiro -

  • 8 dígitos para Número do Activo.
  • Numeração automática dentro da Classificação Fiscal.
  • Pesquisa pela Designação do Bem.
  • Codificação por Localização, Responsabilidade e até 12 C. Custo para repartição nas Ligações à Contabilidade.
  • Método de Quotas Constantes e Degressivas.
  • Taxa Normal ou Especial, através de Coeficiente.
  • Controlo de Quotas Perdidas e valores não aceites.
  • Valor do Terreno calculado mas alterável, para edifícios.
  • Até nove Códigos possíveis para Motivos de Abate.
  • Tratamento específico do Abate por Venda.
  • Valores até 12 inteiros.
  • Emissão de Listagens com ordenação pelos Códigos principais e totais de conferência.
  • Emissão de Listagens da Ficha do Bem com dados e ordenação parametrizados pelo utilizador.Emissão de Etiquetas com dados do Bem.
  • Listagem Auxiliar p/ Mapa 40.
  • Alteração Selectiva do Ficheiro de Bens.
  • Valores Acumulados constantes nas Fichas resultam sempre do apuramento a partir do Histórico; deixam de ser obrigatórios os cálculos, a não ser em casos pontuais.
  • A não necessidade de cálculos é particularmente importante a utilizadores que usem o Método por Duodécimos.

- Listagens parametrizadas -

Definição de vários Mapas, pelos utilizadores e dentro de certos parâmetros, com campos de ordenação e impressão. Estes dados ficam guardados em ficheiro o que permite posteriores impressões. Estes Mapas podem ser Visualizados ou Impressos. Opções para Rotina, Empresa e Instalação (em desenvolvimento).

Principais Características

  • Permite Anular e repetir Cálculos do Exercício.
  • Imputação Mensal, com um Processamento de Regularização.
  • Reconstrução do Histórico de anos anteriores, de Bens com ou sem Reavaliações, casos de Bens adquiridos antes da aquisição da Rotina.
  • Permite o tratamento de Grandes Reparações e Abates Parciais.
  • Histórico de Aquisições e Abates.

Principais Mapas

  • Com Valores calculados das Depreciações do Exercício, Annual ou por Duodécimos.
  • Dos Bens Alienados, para Emissão do Mapa de Mais ou Menos-Valias.
  • Dos Bens Reavaliados segundo cada Decreto.
  • Modelos 31, 32, 33 e 34.
  • Mapa de Imputações/Amortizações do Mês, em que as Amortizações relativas aos Períodos escolhidos podem ser ordenados por Conta, Localização/Conta ou Centro de Custo/Conta.
  • Gestão de Reinvestimento
  • Operações ligadas à indicação, bem a bem, da utilização do
  • Reinvestimento Declarado, e controlo da Mais-Valia associada.
  • Controlo de Valores Declarados / Reinvestidos.
  • Permite refazer os Valores Acumulados da "utilização" em, função dos Valores registados nas Fichas. Permitindo ainda Visualizar para cada ano, os Valores Declarados no Mapa 31 e a sua utilização, até ao 2.o ano posterior.
  • Gestão de valores Reinvestidos, onde é permitida a recolha Ficha a Ficha dos Reinvestimentos e da Mais-Valia Associada, com base nos Valores Declarados com o Mapa 31.
  • Listagem de Conferência para controlo dos Bens que, num dado Ano de Aquisição, ficaram com Valores Associados de Mais-Valia
  • Não Tributada, por motivo de Reinvestimento.

Utilitários

- Ligações -
  • Ligação à rotina de Contabilidade (se rotina da Contabilidade Instalada) das:
  • Depreciações
  • Reavaliações

- Ficheiros -
  • Procedimentos vários relacionados com Ficheiros da Rotina:
  • Cópias de Segurança
Operação para executar a Segurança dos Ficheiros de Activo de uma determinada Empresa, para um Suporte Interno ou Externo, conforme Configuração definida pelo utilizador.
  • Reorganização
Esta operação permite solucionar alguns Erros de Ficheiros provocados por falhas de corrente, interrupção anormal do trabalho, ou outras situações anómalas.
  • Eliminação
Permite a Limpeza do conteúdo dos Ficheiros escolhidos ou proceder à Abertura dos mesmos, porém vazios.
  • Optimização
Esta operação só deve ser feita após se ter verificado um grande número de Correcções/Anulações optimizando o espaço em disco e o tempo de acesso.
  • Exportação/Importação
    • Tabelas
    • Fichas
    • Histórico
  • Alteração Selectiva
Permite Alterar sucessivamente um ou mais campos seleccionados por limites.

- Rotina -
  • Limpeza de Bens Abatidos.
  • Anulação dos últimos Anos do Histórico.
  • Passagem de Tabelas para outra Empresa.

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PMR - GESTÃO DE PESSOAL - RECURSOS HUMANOS

Actuando na área de Recursos Humanos onde satisfaz todos os aspectos legais do pagamento de vencimentos, possibilita a integração no PMR - Contabilidade, permitindo imputações por Secção ou Centro de Custo, e no PMR - Relatório único.

Toda a informação é guardada com uma data de referência podendo ser visualizada para todas as datas. Isso permite repetir qualquer Processamento ou Mapa, sendo utilizada a informação referente à sua data.

Programa concebido com base num conjunto de Tabelas alteráveis, bem como a definição de condições particulares, quanto à forma de cálculo de Abonos e Descontos específica de cada utilizador.

Além da emissão da totalidade dos Mapas Oficiais, o programa permite o acesso a toda uma série de elementos de carácter estatístico, constituindo a análise destes dados um bom auxiliar do Gestor de Pessoal.

Salientamos, também, a Gestão de Eventos onde pode efectuar o controlo dos Processos Disciplinares, Cursos, Formações e Avaliações conforme o parametrizado, bem como as Listagens parametrizadas, podendo, nesta opção, o utilizador criar os seus próprios Mapas.

Relatório único de acordo com a portaria 55/2010.

Configurações

- Rotina -
  • Tratamento de Empresas Privadas ou Estatais.
  • Tratamento do processamento por modo de Faltas e/ou Presenças, Dias e/ou Horas por Empregado.
  • Imputação de Movimentos por Secção, por Centros de Custo ou ambos.
  • Configuração do Recibo com indicação do N.º de Vias, alterável pelo utilizador.
  • Opção de visualização dos Empregados demitidos em anos anteriores.
  • Pode efectuar mais que um Processamento automático por mês.
  • Alteração dos Movimentos de Processamentos encerrados sem anular os Cálculos.

- Impressoras -
  • Definição das Impressoras utilizadas assim como os respectivos Interfaces.

- Documentos -
  • Definição do desenho do Recibo que se pretende pelo utilizador.

- Cópias -
  • Definição dos comandos de sistema (a utilizar consoante o equipamento ou linguagem) para executar as Seguranças e Reposições dos Ficheiros.

- Empresa -
  • Dados da Empresa comuns a todas as Rotinas.

Ficheiros

- Tabelas Comuns -

  • Países
  • Código Postal
  • Moedas/Câmbios
  • Línguas
  • Bancos
  • Contas Bancárias
  • Distrito/Concelho/Freguesia
  • Taxas Oficiais/I.R.S.
    • Taxas Descontos Oficiais
    • IRS - Lei Geral (D.L. 42/91)
    • IRS - Remunerações Não Fixas (Art. 100 - CIRS)
  • Tabelas de Salários -
  • Códigos de Movimento
    • Abonos
    • Salários Hora
    • Salários Dia
    • Descontos
    • Faltas
  • Contratos/Categorias
    • Tipos de Contratos
    • I.R.C.T.
    • Categorias
    • Escalas Salariais
    • Níveis de Estrutura
  • Locais/Secções
    • Tipos de Horário
    • Secções
    • Centros de Custo
    • Locais de Pagamento
  • Motivos de Situação
    • Admissão
    • Promoção
    • Suspensão
    • Demissão
  • Qualificações
    • Níveis de Qualificação
    • Cursos
    • Quadros de Pessoal
    • Empresa Estabelecimentos
    • Habilitações Literárias
    • Profissões
    • Situações na Profissão
  • Instituições
    • Segurança Social
    • Seguros
    • Sindicatos
    • Caixa de Aposentações (só para empresas estatais)
    • A.D.S.E. (só para empresas estatais)
  • Tabela de Feriados
  • Tabela de Ligação à Contabilidade

- Dados do Pessoal -
  • Ficha do Empregado
Gestão de Empregados com informação organizada por separadores:
Situação/Contrato; Dados Profissionais: Quadros de Pessoal, Classificação na Empresa e Instituições; Valores para Cálculos: Valores Base e Fixos; I.R.S./Agregado Familiar: Declaração, Agregado Familiar e Cativo/Descontado;
Dados Civis: Identificação, Endereço e Formação/Observações;Histórico: Acumulados e Por Código

Contém a codificação própria de cada Trabalhador, bem como os dados por código e acumulados respeitantes ao processamento de todos os anos.

Escala Salarial, Níveis de Estrutura, Tipos de Horário e Qualificação Profissional.

Possibilidade de actualização automática dos vencimentos em função de uma Tabela Salarial.

Movimentos Fixos do Empregado dos Tipos de Movimentos: Abonos, Descontos e Faltas, com limites entre datas, normalmente como
complemento ao vencimento.

Definição dos Dados familiares do Trabalhador (para efeitos da Declaração de IRS), necessários à determinação da Taxa de I.R.S., conforme Declaração que cada um deve entregar na Empresa (art. 92 do Código - Remunerações Fixas).

Listagens do Ficheiro de Pessoal com todos os dados ordenadas por N.º Empregado.

Listagem por Códigos, com opção de impressão do Vencimento Base, Dia e Hora, Códigos da Seg. Social, Sindicato e Banco.
Listagem com Vencimento Base e Valores de Abonos Fixos.

Emissão da Ficha do Cadastro, indicando, cronologicamente, a alteração do Empregado (exemplo: uma promoção ou aumento de ordenado).

Consulta do Histórico resumido e detalhado de todos os Abonos/Descontos/Faltas Processados até à data.


  • Movimentos Fixos
Contém para cada trabalhador os Abonos e/ou Descontos que devem ser processados todos os meses automaticamente (excepto Vencimento Base e Descontos Oficiais). Com possibilidade de indicar Data Final (caso dos Descontos Judiciais). Permite indicar o Número de Dias Úteis do Mês para cálculo da Quantidade (usado para Subsídio de Alimentação).

Operações Automáticas. Permite alterar automaticamente o Ficheiro de Pessoal, o Ficheiro de Fixos e o Ficheiro de Períodos de Férias segundo opções e limites previamente seleccionados.

  • Períodos de Férias
Possibilidade de definição até dez Períodos de Férias para cada Trabalhador, com cálculo dos Dias Úteis de Férias e Total de Dias, após indicação da Data Início e Data Final.

Listagem por Secções, onde se pode optar por imprimir só os Trabalhadores com férias definidas, ou todos para posterior marcação.

  • Simulação de Cálculos

- Registo de Eventos -

Através de Tabelas configuráveis pelo utilizador é permitido efectuar a Gestão de Eventos onde pode controlar várias situações tais como: Processos Disciplinares, o registo da Medicina do Trabalho, Cursos, Formações, Avaliações e outras mais. Damos como exemplo as empresas de Hotelaria mas outras haverão com interesse em controlar tais situações.


- Listagens Parametrizadas -

Definição de vários Mapas, pelos utilizadores e dentro de certos parâmetros, com campos de ordenação e impressão. Estes dados ficam guardados em ficheiro o que permite posteriores impressões. Estes Mapas podem ser Visualizados ou Impressos.

Opções para Rotina e Instalação (em desenvolvimento).



Processamento (Tratamento de Movimentos)

Recolha facilitada com auxílio de Tabelas e Movimentos Fixos por Empregado.

Efectuar vários processamentos num mesmo mês, com Mapas Mensais (exemplo: Segurança Social, Sindicatos e Imputações), que reflectirão a globalidade das operações do Mês.

Eliminação de dados por limites, com vista à repetição dos processamentos em qualquer mês ou correcção imediata sem passar pela fase de Cálculos.

Cálculo automático do I.R.S. nos processamentos do mês, com os devidos acertos quando há lugar a mais de um processamento mensal.

Para Retroactivos, cálculo do IRS de acordo com os valores processados no mês em referência.

Tratamento de trabalhadores do Regime Geral, Remunerações Não Fixas, Órgãos Sociais, Independentes, Estrangeiros não Residentes e Pensionistas sem Retenção.

Movimentação com Data de referência diferente do Mês, particularmente para as Faltas, quando cumprimento às normas da Segurança Social.

Movimentação com Data de referência do Mês, particularmente para as Faltas, quando cumprimento às normas da Segurança Social e do Cadastro.

Gestão de Datas quando se registam Faltas (indica-se de que Dia a que Dia o Empregado faltou), com indicação automática dos dias de falta e dedução  dos dia úteis do Subsído de Alimentação.


Permite vários Tipos de Processamento:
  • Automático
Processamento normal em que se calcula automaticamente o Vencimento base, os Movimentos Fixos e Descontos Legais, por modo de Faltas ou Presenças.
  • Não Automático
Permite efectuar Processamentos separados de Subsídio de Férias, Natal ou outros complementares do Mensal em que se calculam os respectivos Descontos Legais sem processar automaticamente o Vencimento Base e os Movimentos Fixos.
  • Acertos
Destina-se fundamentalmente à recuperação de salários atrasados ou a Acertos. Não faz qualquer tipo de cálculo automático.
  • Criação de Registos Automáticos
Nesta opção são criados Movimentos Automáticos de Subsídio de Férias, Subsídio de Natal ou outros.

Possibilidade de Imputação de Salários do Mês, por Trabalhador a diferentes Secções ou Centros de Custo.

Possibilidade de recolha de Observações para o Mapa de Segurança Social.


Mapas Mensais

- Folhas de Remunerações -

- Recibos -
Emissão de Recibos (com 6 documentos padrão) ordenados por Local de Pagamento, Secção ou Geral e emitidos no formato Pré-Impresso ou em papel branco com desenho alterável, incluindo logótipo. Também pode imprimir Notas de Retenção de Empresários/Profissionais Liberais, Prediais, Capitais e outros Rendimentos.

É emitido um Mapa de Notas e Moedas relativas aos valores a pagar, com totais por Locais de Pagamento.

Cartas para Bancos com Ordens de Transferência com o NIB do Trabalhador.

Relações de Pagamentos por Bancos em Papel ou Suporte Magnético.

Opcionalmente pode fazer a Emissão de Cheques para pagamento.

Relação de I.R.S. por Empregado, com Valores Recebidos e a Taxa aplicada, respeitantes ao Mês em questão.

Emissão do Mapa de Imputações de Salários do mês, por Trabalhador a diferentes Secções ou Centros de Custo.

Mapa com indicação de Movimentos a seleccionar pelos utilizadores (por exemplo: Horas Extras, Faltas, etc.), relativas ao mês em curso.

Mapas

- Mapas Mensais -
  • Folha de Remunerações para a Segurança Social em Papel ou Suporte Magnético.
  • Emissão da Guia de Pagamento para a Segurança Social.
  • Emissão do Mapa para Sindicatos.
  • Emissão do Mapa para Entidade Seguradora.
  • Emissão da Declaração de Pagamento do Imposto de Selo e do I.R.S..
  • Para Empresas Estatais:
  • Emissão do Mapa para Caixa Geral de Aposentações.
  • Suporte magnético
  • Quadros de Pessoal para o Ministério do Emprego.
  • Folhas de Remunerações da Segurança Social (DRI).
  • Declaração de Retenção do I.R.S. e Modelo 10 da Declaração Annual.
  • Transferências bancárias das remunerações dos Empregados.
  • Caixa Geral de Aposentações (só para empresas estatais).

- Mapas não Mensais -

  • Boletim Individual de Remunerações
Com discriminação nos 12 meses de todos os Abonos e Descontos processados.
  • I.R.S. Retido
Permite imprimir relação do I.R.S. descontado, para os meses indicados por limites.
  • Declaração para I.R.S. Individual.
  • Declaração Colectiva (Anexo J/Modelo 10), de acordo com a legislação em vigor.
  • Quadros de Pessoal
Emissão do Mapa Quadros de Pessoal para o Ministério do Trabalho.
  • Horas Extras
Imprime Empregado a Empregado as Horas Extras efectuadas ao  abrigo do N.º 1 e N.º 2 do Artigo 4.º.

Emissão de Mapa para Horas Extraordinárias (Art. 4).
  • Imputações a Secções/Centros de Custo
Emissão do Mapa de Imputações de Salários do mês, por Trabalhador a diferentes Secções ou Centros de Custo.
  • Códigos de Movimento
Mapa com indicação de Movimentos a seleccionar pelos utilizadores (por exemplo: Horas Extras, Faltas, etc.), relativas aos Movimentos acumulados ao longo do ano, descriminados por mês.
  • Estatísticas de Faltas
Estatísticas de Faltas Remuneradas e Não Remuneradas, relativamente a cada Trabalhador, e por Secção (Mapa de Absentismo).
  • Estatísticas por Datas
    • Antiguidades
Ordenação por Promoção, Admissão ou Nascimento.
    • Datas
Ordenação por Promoção, Admissão ou Nascimento.
Campos a Imprimir: por opção Promoção, Admissão, Nascimento ou Vencimento.
    • Data de Demissão
    • Contratos a Prazo
  • Análises Diversas
    • Categoria/Vencimento
    • Habilitação/Categoria
    • Vencimento Base
    • Total Recebido

Utilitários

- Ficheiros -
Procedimentos vários relacionados com os Ficheiros da Rotina:

  • Cópias de Segurança
Operação para executar a Segurança dos Ficheiros de Salários de uma determinada Empresa, para um Suporte Interno ou Externo, conforme Configuração definida pelo utilizador.
  • Reorganização
Esta operação permite solucionar alguns erros de Ficheiros provocados por falhas de corrente, interrupção anormal do trabalho, ou outras situações anómalas.
  • Eliminação
Permite a Limpeza do conteúdo dos ficheiros escolhidos ou proceder à Abertura dos mesmos porém vazios.
  • Optimização
Esta operação só deve ser feita após se ter verificado um grande número de Correcções/Anulações optimizando o espaço em disco e o tempo de acesso.
  • Exportação/Importação
Importação de registos de um Ficheiro texto (ASCII) para a Ficha do Pessoal ou para o Ficheiro de Movimentos, por exemplo, permite fazer interligações com dados de um Relógio de Ponto.

- Rotina -

  • Acertos de I.R.S.
  • Importação de Tabelas I.R.S.
  • Recupera Valores Acumulados
  • Passagem de Ficheiros para outra Empresa
  • Código duplicado nos Movimentos Fixos só calcula o Último
  • Encerra Processamentos em Acertos convertidos
  • Altera Códigos IRCT para os Quadros de Pessoal
  • Coloca Subsídios Férias/Natal na Ficha do Empregado
  • Correcção Tipo de Rendimento em função da Ficha do Empregado
  • Coloca Vai para Vencimento Base nos Movumentos Fixos
  • Coloca Data Final nos Movimentos Fixos
  • Ligação à Contabilidade -
  • Lançamentos
Ligação Automática dos Movimentos à Contabilidade mediante preenchimento de Tabela de Contas de correspondência.
  • Ficheiro/Listagem

Facilidades Gabinetes

Operações sucessivas para um conjunto de Empresas, reduzindo o tempo de trabalho:

Cálculos e Mapas.

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PMR - GESTÃO DE TESOURARIA / BANCOS
Na rotina PMR-Tesouraria, Versão 4.8x reúnem-se as anteriores Versões 3.xxx de Controlo de Cobranças e Tesouraria, tendo sido resolvidas algumas limitações entretanto apontadas e acrescentadas novas prestações.

Da Gestão de Vendas recebe automaticamente os Documentos originais passando a controlar aqui os pagamentos, tendo agora os Recibos reflexão automática na Contabilidade.

Também a Emissão de Cheques na Tesouraria passa a liquidarautomaticamente as facturas de Fornecedores e fazer sequentemente o lançamento na Contabilidade.

Podem ser utilizadas rotinas de controlo de Cheques Pré-Datadoscom ligação automática à área de Clientes e controlo de Ordens de Pagamento para marcação prévia e emissão automática de Cheques
para Fornecedores, dando baixa das respectivas facturas.

CLIENTES / FORNECEDORES

Principais Características:
  • Parametrização das Contas de Ligação à Contabilidade para contabilização dos pagamentos podendo ser alteradas na digitação do Documento.
  • Cálculo do Desconto de Pronto Pagamento com Regularização automática (ou não) do IVA.
  • Utilização do Ficheiro de Entidades comum à Gestão Comercial e Contabilidade.
  • Permite o pagamento de Comissões, definidas na Gestão Comercial, em função dos recebimentos de Clientes.
  • Opção de impressão diferida dos Recibos/N. Lançamento/Avisos permitindo fazer uma listagem de Conferência e correcções antes da sua emissão.
  • Ligação à Contabilidade dos movimentos contabilísticos correspondentes aos Recebimentos de Clientes e Pagamentos a Fornecedores.
  • Criação de documentos referentes a Adiantamentos com numeração própria.
  • Em Fornecedores podem ser marcados pagamentos para dadas facturas, ficando assinalados os documentos que já têm Ordem de Pagamento.
  • Podem controlar-se os montantes dos pagamentos marcados por datas, de acordo com as disponibilidades.
  • Nas datas previstas pode fazer-se automaticamente a emissão de Avisos de Pagamento por Fornecedor com impressão ou não de cheque respectivo, ficando liquidados os documentos envolvidos.

Principais Mapas
  • Emissão de Extractos, com todos os documentos ou só com os documentos não saldados e ainda com os pagamentos descriminados ou resumidos.
  • Mapa de Idade de Saldos real ou previsão de Recebimentos, com análise dos intervalos parametrizada: 30/60/90 ou 60/120/180 dias ou outra. Informa dos juros calculados em função do atraso e duma taxa introduzida.
  • Emissão de Cartas com vários textos possíveis a pedir pagamento dos documentos com atraso dentro dos limites introduzidos. As Cartas podem fazer cálculo dos juros referidos no ponto anterior.
  • Listagem das Comissões a pagar com base nos documentos liquidados.
  • Elaboração dos Mapas Recapitulativos partindo da análise dos extractos de contas de Clientes e Fornecedores, com possibilidade de selecção dos movimentos através dos descritivos dos documentos.
  • Emissão de Cartas para as Entidades envolvidas, dando conhecimento dos valores a declarar.
  • Criação do ficheiro para envio aos serviços do CIVA por Suporte Magnético.
  • Possibilidade Controlo dos Cheques Pré-Datados com Consulta ou Listagem por Cliente, por Data ou Documento, ficando assinalados os documentos que o cheque vai pagar.
  • Na data de vencimento do cheque pode ser emitido automaticamente o Recibo respectivo com ligação dos documentos envolvidos.
  • Opção de Limpeza do Ficheiro de Cheques por Datas, sendo eliminados só os já pagos.

TESOURARIA

Principais Características:
  • Elaboração de Folhas de Caixa de várias delegações (dependências) com controlo de Saldos Anterior e Actual.
  • Controlo de Vales emitidos com informação do seu valor e nome até à data do resgate.
  • Informação do numerário disponível em função do Saldo de Caixa e do Total de Vales.
  • Impressão de Cheques em papel contínuo com criação prévia de um ficheiro correspondente aos livros de cheques.
  • A impressão actualiza o Livro de Cheques permitindo uma consulta posterior sobre os cheques emitidos por Número, Entidade ou Data.
  • Ligação a um ficheiro com todo o movimento por contas, permitindo o controlo diário do Extracto Bancário.
  • Controlo da data em que os cheques emitidos são movimentados no banco.
  • Impressão de cartas em papel pré-impresso Mod.002 PMR, destinadas a acompanhar os cheques emitidos.
  • O movimento bancário é codificado por Tipos de Movimento permitindo Consultas e Análises por Tipos de Movimento ou por Datas.
  • Listagem de cheques devolvidos num dado período, duma determinada conta ou de todas as contas.
  • Possibilidade de conferência ("picagem") do Extracto Bancário recebido do banco, através das Datas de Confirmação dos Movimentos, produzindo um extracto só com os movimentos confirmados.
  • Se existirem várias dependências movimentando a mesma conta pode controlar os saldos resultantes dos movimentos feitos por cada dependência.

Utilitários
  • Ligações Conta Corrente à Contabilidade.
  • Ligações Caixa à Contabilidade.
  • Cópias de Segurança, operação para executar a Segurança dos Ficheiros de Tesouraria de uma determinada Empresa, para um Suporte Interno ou Externo, conforme configuração definida pelo utilizador.
  • Reorganização. Esta operação permite solucionar alguns erros de ficheiros provocados por falhas de corrente, interrupção anormal do trabalho, ou outras situações anómalas.
  • Eliminação. Permite a limpeza do conteúdo dos ficheiros escolhidos ou proceder à Abertura dos mesmos porém vazios.
  • Optimização. Esta operação só deve ser feita após se ter verificado um grande número de Correcções/Anulações optimizando o espaço em disco e o tempo de acesso.
  • Exportação. Permite fazer ligação com outras aplicações ou troca de Movimentos entre dois locais de trabalho, isto é, entre dois utilizadores PMR ou de outra Aplicação não PMR. Neste caso os movimentos de Saldos.
  • Alteração Selectiva. Permite alterar sucessivamente um ou mais campos seleccionados por limites.

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PMR - GABINETES DE CONTABILIDADE


Automatização de tarefas
A interligação entre rotinas e todas as operações inerentes são configuráveis e automatizáveis de forma a que tarefas, tais como o encerramento anual e apuramento de IVA, sejam efectuadas com uma extrema facilidade, com ou sem Internet.

Custos reduzidos
Com a solução PMR não necessita de fazer investimentos adicionais em novo hardware ou comunicações. A sua arquitectura foi estudada para permitir a utilização de (quase) qualquer computador, independentemente da sua capacidade, armazenamento ou velocidade.

Dimensão profissional
Possibilidade de criar mais de 9999 empresas numa mesma instalação. Possibilidade de mais de 999 utilizadores a trabalhar em simultâneo com senhas diferenciadas. Possibilidade de mais de 99 anos de contabilidade, eventualmente em aberto.

Lançamentos automáticos
Predefinição de mais de 999 lançamentos pré-definidos e pré-classificados, sendo possível definir contrapartida, centro de custo, IVA, etc.

Operações em Lote
Permite realizar a maioria das tarefas de rotina (apuramentos, emissão de relatórios, etc.) em simultâneo para várias empresas, permitindo uma produtividade ímpar.

Organização estruturada
Com a solução PMR não é necessário mudar de exercício para emitir um extracto de anos anteriores.
É possível, por exemplo, obter um extracto de conta-corrente contendo todos os movimentos dos últimos nove anos

Produtividade
Dotada de desenvolvimentos específicos para suporte à actividade dos escritórios de Contabilidade, a solução PMR, está desenhada para permitir execução em simultâneo de um conjunto de tarefas repetitivas que, normalmente consomem muito tempo e recursos (impressão de mapas para um lote de empresas, automatização do encerramento de contas, emissão de ficheiros para um lote de empresas, etc.).

Relatórios on-line
A solução PMR para Escritórios de Contabilidade permite a disponibilização de um conjunto de mapas pré-definidos via Internet/Intranet. Para tal basta ter disponível um servidor web e configurar os respectivos acessos. Com esta possibilidade, os seus clientes têm acesso on-line, de forma segura, à informação que o seu escritório entenda disponibilizar para consulta.

Segurança activa
Possibilidade de definir vários perfis de utilizador, com níveis de acesso diferenciados de acordo com as necessidades de cada uma das empresas e das rotinas.

Segurança Passiva
A solução PMR Contabilidade possui uma arquitectura que a torna extremamente robusta nos teste de segurança, quando está em causa uma eventual corrupção de dados. Para além deste aspecto, pode utilizar o sistema operativo UNIX, que possui uma estabilidade e imunidade a vírus muito superiores a outros sistemas.

Simulação de processos
Permite simular operações como o fecho do ano, apuramento automático do IVA, etc. Desta forma, poderá repetir este tipo de operações as vezes que considerar necessárias, sem se preocupar com o impacto na contabilidade.

Suportes magnéticos
Declarações de IVA, Mapas para Segurança Social, Declaração Anual e respectivos anexos, são alguns dos documentos que poderão ser enviados por suporte magnético, ou pela Internet.

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